Pular para o conteúdo principal

FIXAÇÃO DE CARGAS EM PAREDES


FIXAÇÃO DE CARGAS EM PAREDES

BY FERSAN ENGENHARIA

As paredes de drywall permitem fixação de objetos de pesos e dimensões variadas, tanto a sustentação de cargas rente a parede (esforço de cisalhamento - Fig.A) quanto afastados (esforço de momento- Fig.B).

Fig A Fig B

 


Além da definição se haverá esforço de cisalhamento ou de momento, precisamos também do peso (Kg) do objeto.

Definido o que queremos fixar, é importante escolher o elemento de fixação (fixadores) adequado para cada esforço bem quando necessário o suporte de carga.





Ao lado segue relação dos tipos de fixadores mais usuais existentes no mercado.

A colocação dos fixadores ocorre diretamente na chapa, nos perfis de aço ou em suportes de carga aplicados internamente a parede.








Abaixo, segue relação dos suportes de carga (reforços) mais usuais existentes no mercado.




Muito utilizados quando temos objetos cujo formato, peso/carga necessitam de condições especiais para fixação nas paredes de drywall.

É importante prever na fase do projeto a necessidade de colocação de tais objetos, pois a instalação destes é muito mais simples quando concebida durante a montagem da parede.







Com o intuito de facilitar, foram desenvolvidas tabelas com as informações abaixo que indicam o tipo de fixador, tipo de suporte de carga que devem ser utilizados quando necessitamos fixar um determinado objeto rente ou afastada a parede.

Para carga rente a parede
















Para carga afastada da parede (d=30 cm)















Observação:
(*) Quando o objeto pesar mais de 20 kg e tiver dois ou mais pontos de fixação, eles devem estar distantes entre si no mínimo 400 mm em qualquer direção.
(**)  Fixação com alicate expansor.


Post: Fersan Engenharia em 11/02/2018.
Por Eng. Civil João Alvarenga