Pular para o conteúdo principal

EST - Taxa de Frequência ou TF

VOCÊ SABE O QUE É TAXA DE FREQUÊNCIA? 📈📈📈📈

A taxa de frequência é uma métrica usada para medir a incidência ou ocorrência de determinado evento em um determinado período de tempo, geralmente em relação a um número específico de trabalhadores ou a um determinado número de unidades de exposição. É comumente utilizada em questões relacionadas à saúde e segurança ocupacional, como o cálculo da taxa de frequência de acidentes de trabalho, como mencionado anteriormente.

A taxa de frequência é expressa como uma proporção ou taxa por um determinado número de unidades de exposição, como o número de acidentes por milhão de horas trabalhadas ou por milhares de exposições a um determinado risco. Ela permite que empresas, órgãos reguladores e pesquisadores avaliem e comparem a frequência de eventos específicos em diferentes ambientes de trabalho ou contextos, o que é fundamental para identificar riscos, implementar medidas preventivas e monitorar a eficácia das estratégias de prevenção ao longo do tempo.

Essa métrica é útil para entender a magnitude do problema relacionado ao evento em questão e auxilia na tomada de decisões informadas para melhorar a segurança, saúde ou eficiência de um processo, produto ou ambiente de trabalho. Quanto maior a taxa de frequência, mais frequente é a ocorrência do evento em relação à base de exposição considerada, o que pode indicar a necessidade de reavaliar políticas ou procedimentos para reduzir ou evitar tais ocorrências.

A taxa de frequência de acidentes de trabalho é uma medida utilizada para avaliar a segurança e saúde ocupacional de uma empresa. Ela indica o número de acidentes de trabalho ocorridos em um período específico em relação ao número total de horas trabalhadas por todos os funcionários da empresa durante esse mesmo período.


Vamos calcular a taxa de frequência, baseando- se num exemplo prático de aplicabilidade da mesma.


A fórmula para calcular a taxa de frequência é a seguinte:

Taxa de frequência = (Número total de acidentes de trabalho / Total de horas trabalhadas) x 1.000.000

Por exemplo, se a sua empresa teve 10 acidentes de trabalho em um mês e os seus funcionários trabalharam um total de 50.000 horas nesse mesmo período, a taxa de frequência seria:

Taxa de frequência = (10/50.000) x 1.000.000 = 200


Isso significa que houve 200 acidentes de trabalho para cada 1 milhão de horas trabalhadas na empresa durante aquele mês.

É importante lembrar que a taxa de frequência de acidentes de trabalho deve ser monitorada regularmente e comparada com outras empresas do mesmo setor para identificar possíveis áreas de melhoria e implementar medidas preventivas para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores.

É comum que os profissionais de segurança do trabalho façam planilhas que alimentadas com algumas informações básicas da empresa, geram esses quantitativos de forma automática, por isso, é primordial que esses profissionais dominem o pacote office, principalmente o Excel, Google Sheets e o VBA.

#EngenhariaDeSegurança; #SegurançaDoTrabalho; #AcidenteDeTrabalho

Autor: Alex Ferreira dos Santos
Engenheiro Civil | Engenheiro de segurança do trabalho