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RT - ESTÁGIO SUPERVISIONADO


UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Curso de Engenharia Civil












Relatório de Estágio Supervisionado







Aluno: Alex Ferreira dos Santos








Campus Centro IV- Rio de Janeiro

ALEX FERREIRA DOS SANTOS










Relatório de Estágio Supervisionado






Relatório apresentado como conclusão do Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Estácio de Sá.

Professor Supervisor:
Prof.ª Eng.ª Márcia Machado, Msc/

Período: Fev à Jul de 2014.






Campus Centro IV - Rio de Janeiro

2. INTRODUÇÃO

Um breve histórico da minha vida profissional, eu trabalhava em uma multinacional onde comecei trabalhando como motorista do SESMT onde todos os profissionais eram técnicos de segurança pleno ou sênior, um já tinha o curso técnico, até que certo dia foi me dada à oportunidade para o cargo.
Todavia, como eu não tinha muito conhecimento prático da atividade que era gerenciamento de resíduos na construção civil, função a qual exerceria, enquanto buscava informações na internet e livros relacionados, puxava as disciplinas na faculdade que tratavam do assunto e aplicava esse conhecimento adquirido em minha área profissional.
Incrivelmente, após muito trabalho e dedicação em 05 meses o problema de lixo e descarte de resíduos estava controlado, após um ano do início de minhas atividades houve um corte de custos e os engenheiros de campo foram dispensados, como eu era o único que exercia atividades em todos as áreas passei a gerenciar os técnicos “Seniores e Plenos”, com isso, recebi uma nova promoção.
Entretanto 06 meses depois, por questões de redução de custos com a crise da Europa a empresa que eu trabalhava foi substituída por outra, grande parte do efetivo foi dispensada e como era uma pessoa chave e pela bagagem que tinha fui contratado como auditor fiscal líder.
Neste momento já estava em uma zona de conforto profissional, mas, precisava de uma experiência em uma empresa de engenharia civil, para que quando terminasse a faculdade, tivesse maiores e melhores oportunidades.
Ela veio aproximadamente 06 meses após o início das buscas e já estava casado e veio em excelente hora, minha última experiência foi de fundamental importância pela conquista da mesma. Todas as técnicas que eu conhecia de gerenciamento de pessoas, documentos, empresas, foram fielmente empregadas na nova atividade e alguns meses depois fui convidado a pertencer ao quadro de funcionários.
Hoje, com quase de dois anos nessa empresa de engenharia que fabrica produtos de ponta para construção civil no país, com tecnologias trazidas da Europa a pouco mais de 15 anos, já recebi duas promoções e exerço uma atividade de confiança e liderança, fruto do aprendizado de experiências anteriores, conhecimento teórico, muito trabalho e dedicação.

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

2.1. CONTROLE DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES

2.1.1 O que foi feito: Gerenciamento

A primeira atividade que exerci foi algo que estava um pouco largado pela empresa e que era o grande desafio de melhora para o meu chefe, a pessoa que fazia o controle não tinha a menor experiência em gerenciamento de coisas era tudo anotado em Word e salvo em pastas em um diretório do PC, quando queríamos encontrar algo, perdíamos muito tempo e às vezes não encontrávamos, era à hora da mudança acontecer.

2.1.2. Por que foi feito: Atendimento a ISO 9001

Esse controle de cursos é de fundamental importância para que se mantenha o a ISO 9001 que a empresa adquiriu, pois, faz parte deste documento metas com números mínimos de cursos de qualificação profissional e alunos formados por trimestre.

2.1.3. Como foi feito: Controle

Uma de minhas atividades exercidas anteriormente era o gerenciamento de empresas e documentação das mesmas, para isso, eu usava o programa da Microsoft Excel, criei planilhas automatizadas, auto-alimentáveis, com geração de gráficos estatísticos com as informações que eram alimentadas. Quando recebi a função de gerenciar os cursos tive que fazer algo similar, entretanto, adaptado a nova realidade de gerenciamento, em aproximadamente 15 dias de trabalho a planilha gerencial estava pronta para rodar.

2.1.4 A aprendizagem com essa atividade: Desafios

Apesar da atividade de gerenciamento não ter sido uma novidade em minha vida profissional, era um novo tipo de controle e essa adaptação foi um desafio que me obrigou a buscar literaturas principalmente referentes às formulações de Excel que permitissem a leitura dos dados informados e a conversão para atendimento de minhas necessidades.
Um das primeiras coisas que fiz foi comprar livros de Excel avançado, como os volumes 1, 2 e 3 da editora DIGERATI, cujo autor Claudio Sánchez ensina passo a passo a passo os segredos dessa maravilhosa ferramenta de gerenciar, possibilitando a extração de fórmulas e funções avançadas do programa, possibilitando um grande aprendizado.


2.2. ELABORAÇÃO DE PROJETOS

2.2.1. O que foi feito: Especificação e quantificação

Já em outro nível de conhecimento dos produtos da empresa, tive minha mão de obra empregada no que até então era a principal atividade do setor ao qual eu pertencia, especificação e quantificação de projetos de drywall.

2.2.2. Por que foi feito: Atendimento de mercado

Por tratar-se de um produto relativamente novo no país, ainda é grande o número de profissionais (arquitetos e engenheiros) que não tem conhecimento do seu uso ou que possuem muitas dúvidas de execução.
Como a mão de obra na construção civil é cada vez mais cara e escassa, assim como as matérias primas usadas tradicionalmente na alvenaria, o uso de drywall nas construções tem sido cada vez mais empregado, principalmente pela agilidade de execução, (certa de quatro vezes mais rápida do que a alvenaria) e por tratar-se de um sistema que não gera muitos resíduos, com percentuais de perdas bastante reduzidos.

2.2.3. Como foi feito: Ferramenta AutoCAD

Com uso do programa AutoCAD ou de outros que tenham a mesma plataforma, separa-se as partes internas de uma planta baixa que podem ser utilizadas paredes, revestimentos, tetos e forro com uso de drywall.
As partes são isoladas e identificadas com LAYER fazendo uso de cores e descrições de acordo com o manual técnico da empresa ao qual trabalho que por sua vez é baseado no manual da associação brasileira dos fabricantes de drywall e norma vigente, entretanto, as nomenclaturas utilizadas são de uso exclusivo de minha empresa para evitar que as concorrentes possam utilizar o sistema que especificamos.
Após a definição de cada sistema com uso da tabela de desempenho de sistemas de drywall (paredes, revestimento, tetos e forro) é hora de realizar a quantificação de produtos, para isso, utiliza-se índices e percentuais que devem ser multiplicados por cada m² de sistema.

2.2.4 A aprendizagem com essa atividade: Diferencial

Dominar uma nova técnica de construção civil, certamente é um grande diferencial profissional, principalmente quando tenho a possibilidade de trabalhar ao lado de excelentes profissionais, tornando o aprendizado diário.


2.3. ATIVIDADES FORA DO ESCRITÓRIO

2.3.1 O que foi feito: visitas técnicas / eventos

Realizo atividades fora do escritório em duas situações para realizar visitas técnicas ou em obras geralmente quando existe alguma patologia no sistema ou quando a equipe de marketing realiza algum evento.

2.3.2. Por que foi feito: Atendimento a solicitações e divulgações

Sempre que uma obra apresenta um sistema com patologia, os construtores ligam para o serviço de atendimento ao cliente e solicitam uma visita técnica para identificação do problema, em 90% das vezes ocorre por falha humana, devido à falta de conhecimento técnico.
De tempo em tempo para divulgação dos produtos e aumento das vendas a empresa promove eventos direcionados a construção civil, onde eu e os demais membros da área técnica participamos ativamente das atividades.

2.3.3. Como foi feito: Relatório e fotos / Auxílio técnico

Faz-se uma varredura na obra e verificam-se cada execução dos sistemas empregados para uma comparação com o padrão de execução, tiram-se fotos e monta-se um relatório com textos e fotos com as não conformidades – NC e boas práticas – BP visualizadas na visita. Esse documento é realizado em formulário padrão da empresa, cuja, as informações são extremamente confidenciais, assim como, na maioria dos documentos da empresa. Também são passadas informações verbais com base nos manuais e catálogos da empresa para o correto uso dos sistemas, sem que haja o aparecimento de patologias.

2.3.4 A aprendizagem com essa atividade: Constante

A orientação que recebo para essas atividades é orientar sempre de acordo com as normas, citadas no item 2.2.4 deste relatório, assim como os manuais da associação dos fabricantes de drywall e da empresa ao qual trabalho. Qualquer outro tipo de execução que o cliente queira executar que não estejam nestes documentos, será de responsabilidade interina de seu executante e especificador, sem quaisquer garantia do fabricante.
Com as atividades de campo, nosso aprendizado é constante, pois, isso nos obriga a ter um vasto conhecimento de todas as técnicas disponíveis e suas execuções, fazendo com que busquemos cada vez mais o conhecimento teórico sobre os produtos e sistemas de drywall.

2.4. ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS / MANUTENÇÃO GERAL

2.4.1 O que foi feito: Controle administrativo e manutenção civil

Como os setores trabalham de forma individual, existe a necessidade de uma pessoa para tratar dos assuntos administrativos, como cadastro de fornecedores, controle de pagamentos, e manutenção civil.

2.4.2. Por que foi feito: Qualificação técnica

A área técnica foi incumbida de realizar a manutenção civil do prédio e isso inclui obras em geral, por ser o único setor onde os gerentes são engenheiros civis, quanto à atividade administrativa essa é uma exigência da empresa que cada setor trate de suas atividades administrativas.

2.4.3. Como foi feito: Planilhas, programas e atividade de campo

As atividades administrativas são controladas de 02 formas, planilhas eletrônicas e programas específicos. As planilhas assim como as demais foram elaboradas de acordo com minhas necessidades referentes às atividades que executo em meu dia a dia, para a realização de solicitação de pagamentos a fornecedores é necessário o uso de um sistema chamado SAP.
A manutenção civil que é constante em nossa empresa é uma atividade que requer tempo e dedicação, pois, temos que planejar a execução, acompanhar in loco, pesquisar orçamentos, cadastrar fornecedor, resolver os problemas que surgem e cumprir os curtos prazos de execução.

2.4.4. A aprendizagem com essa atividade: Qualificação para o mercado

O somatório das atividades desenvolvidas, tanto administrativas quanto, in loco, e os prazos curtos para as execuções e finalizações fazem com que aprenda a desenvolver de forma rápida e eficaz os trabalhos. Essa é uma prática cada vez mais comum, principalmente em empresas de engenharia, onde para redução de custos mantém efetivos bastante reduzidos e ao mesmo tempo exigem prazos cada vez menores.
O uso de programas como o SAP era algo que eu nunca havia feito antes foi de grande valia, pois, esse é um programa que cada vez mais vem sendo empregado em grandes empresas para gerenciamento de custos e ter aprendido a utilizá-lo é mais um diferencial entre os tantos que é exigido ao engenheiro deixando-me mais qualificado ao mercado de trabalho.


3. CONCLUSÕES
As atividades que desenvolvi como estagiário da empresa Knauf, fizeram com que eu aperfeiçoasse o meu aprendizado profissional, tendo em vista que foram inseridas novas técnicas e atividades que eu não conhecia e passei a dominar.
Existem diversas normas que falam sobre o drywall, tanto em relação ao sistema quanto aos desempenhos (mecânicos, acústicos, fogo - TRRF) na norma de (NBR 15575), quanto na Instrução técnica do corpo de bombeiros – IT8/11 Anexo C. Além dos informados pude aprender sobre os componentes dos sistemas, também normatizados como as chapas (NBR 14715, NBR 14716 e 14717:2001), os perfis (NBR 15217) e massas mínimas de revestimento (NBR 7008:2003, todas fornecem dados técnico com diretrizes mínimas a serem seguidas para uso e fabricação.
O fato de a empresa trabalhar com efetivo extremamente reduzido e cada colaborador ter um grande número de atividades a desenvolver possibilitou-me desenvolver maior concentração e agilidade para desenvolver minhas atividades.
Nem sempre trabalhar de forma rápida é suficientemente capaz para atender aos prazos sempre curtos e toda demanda de trabalho que nos é incumbida, com isso, somos obrigados a desenvolver técnicas que permitam maior rapidez das atividades.
Todavia, mesmo não tendo pretensão de sair de onde estou quando estiver formado, sei que caso isso venha a acontecer, estarei capacitado tecnicamente a desenvolver um bom trabalho em qualquer empresa que eu venha a trabalhar, pois, não só as atividades exercidas no estágio, mas, os somatórios de todas as minhas profissões anteriores me fizeram ser um profissional qualificado e capacitado para o mercado de trabalho.







REFERÊNCIAS:

SITE:
SISTEMAS DE CONSTRUÇÃO A SECO
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS FABRICANTES DE DRYWALL
QUALIDADE DO DRYWALL
CORPO DE BOMBEIROS – SP
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS FABRICANTES DE AÇO
FABRICANTE DE PERFIL – ANANDA
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS
NBR
NBR 15 575:2013 – Norma de desempenho
NBR 14715, NBR 14716 e 14717:2001 - Chapas
NBR 15217 - Perfil
NBR 7008:2003 – Massas
Instrução técnica do corpo de bombeiros – IT 8/11 Anexo C
CATÁLOGOS / MANUAIS
Zorzi, Omair, Alvarenga, João - Manual de instalação Knauf do Brasil, 2013.
Zorzi, Omair, Alvarenga, João - Catálogo paredes Knauf, 2011.
Zorzi, Omair, Alvarenga, João - Catálogo revestimentos Knauf, 2012.
Zorzi, Omair, Alvarenga, João - Catálogo tetos e forros Knauf, 2011.




APÊNDICES:

Imagem 01 - Planilha de controle de cursos



Imagem 02 – Gráfico_ mão de obra



Imagem 03 - Quantificação de produtos



Imagem 04 - Detalhes dos sistemas especificados de drawall.


Imagem 05 - Utilização do sistema SAP

 


ORIENTAÇÕES DE ELABORAÇÃO:

ANEXOS

ANEXO 01: Ficha de inscrição
Deve ser entregue pelo estagiário (antes do início do estágio) ao coordenador de estágios, que o aceitará, ou não. A condição básica para o aceite (além do preenchimento e assinaturas e demais itens solicitados) é que:

1.    A empresa ou profissional autônomo já tenha Termo de Convênio firmado com a UNESA. Em caso negativo pode ser solicitado seja elaborado tal Termo de Convênio, através da Coordenação de Estágio.
2.    Que haja profissional habilitado para a supervisão direta do estágio.
3.    Depois de aceite o anexo 01 pelo coordenador de estágios, o mesmo indicará ao estagiário seu supervisor indireto e, ao supervisor indireto, o estagiário a ser supervisionado.
4.    Finalizado o estágio, o estagiário supervisionado indiretamente pela professora elaborará seu Relatório de Estágio (ANEXO 02) no modelo disponibilizado no presente arquivo.
5.    Obrigatoriamente os documentos abaixo devem ser encadernados ao final do relatório, com as devidas informações e assinaturas necessárias. Os documentos são impressos na forma que estão, e devem ser preenchidos à mão, com caneta preta ou azul.

ANEXO 03 – Ficha de frequência no estágio
Deve ser preenchida pelo estagiário durante as suas atividades no estágio. Esse anexo comprovará às horas desenvolvidas. Deve ser assinada com carimbo do CONSELHO e da EMPRESA com CNPJ.

ANEXO 04 – Avaliação periódica – profissional responsável pelo estágio
Deve ser preenchida pelo profissional responsável pelo estágio, assinada com firma reconhecida. Avaliará o estágio realizado, o estagiário, o processo de estágio e o apoio da Instituição para o êxito do estágio.

ANEXO 05 – Avaliação periódica – professor supervisor
Será preenchida pela professora, de modo a avaliar o estágio realizado, o estagiário e o processo de supervisão. O preenchimento ocorrerá após a entrega do relatório no protocolo da UNESA.

ANEXO 06 – Avaliação periódica – estagiário
Deve ser preenchida pelo estagiário de modo a avaliar o estágio realizado, a experiência de aprendizagem, a adequação do estágio e o processo de supervisão.

Observações importantes:
1. Siga o calendário de encontros definidos pela supervisora indireta professora.
Considere que se ela desconhecer o desenvolvimento de seu estágio, não o poderá avaliar, sendo possível ter que refazê-lo.
2. Ao finalizar o Relatório, verificar se todas as assinaturas (afora anexo 05) estão firmadas e reconhecidas, quando for o caso.
3. Antes de protocolar o relatório, apresente-o à supervisora indireta professora, e peça dela a autorização para protocolá-lo. Então, não o apresente no último dia, pois há a hipótese de ter que refazê-lo.


Sumário