Pular para o conteúdo principal

IT 9/11 do CB/SP

RESISTÊNCIA AO FOGO

INSTRUÇÃO TÉCNICA 9 DE 2011 DO CORPO DE BOMBEIROS - IT 9/11 DO CB

Essa instrução tem como principais objetivos estabelecer parâmetros para a compartimentação horizontal e vertical impedindo deste modo a propagação de incêndio no pavimento de origem para outros ambientes no plano horizontal e com relação a compartimentação vertical destina-se a impedir a propagação de incêndio no sentido vertical, ou seja, entre pavimentos elevados consecutivos. 

Aplicabilidade:
De acordo com o que consta na Instrução Técnica (IT) deverá ser aplicada a todas as edificações onde são exigidas a compartimentação horizontal e/ou compartimentação vertical, conforme previsto no Regulamento de Segurança contra Incêndio do CBPMESP, onde são estabelecidos detalhamentos técnicos relativos à área de compartimentação.

Características de construção 
Para os ambientes compartimentados horizontalmente entre si, devem ser exigidos os seguintes requisitos: 
1 - A parede de compartimentação deve ter a propriedade corta-fogo, sendo construída entre o piso e o teto devidamente vinculada à estrutura do edifício, com reforços estruturais adequados; 
2 - No caso de edificações que possuam coberturas combustíveis (telhados), a parede de compartimentação deve estender-se, no mínimo, 1 m acima da linha de cobertura (telhado); 
3 - Se as telhas combustíveis, translúcidas ou não, estiverem distanciadas pelo menos 2 m da parede de compartimentação, não há necessidade de estender a parede 1 m acima do telhado; 
Figura - Paredes de compartimentações
Ilustração extraída da it 9/11 CB/SP
Todavia, como os sistemas de drywall são para áreas internas em ambientes fechados, estas normas possuem maior aplicação para o uso de chapas cimentícias, pois, esta são aplicadas em fachadas, mas, em novas edificações onde as fachadas são compostas de pele de vidro, deverá existir uma estrutura vertical de no mínimo 1200 mm que possua um Tempo Requerido de Resistência ao Fogo (TRRF) de no mínimo120 min, essas estruturas podem ser confeccionadas em drywall pois os sistemas permitem a elaboração de paredes que atenda essas exigências.
Para compor essas paredes, utiliza-se um sistema contendo geralmente 02 duas chapas de resistência ao fogo (RF) de cada lado da parede com espessuras de 15 mm cada uma.

A altura exigida pela it 09/11 deverá ter um somatório da Verga com a laje e  o peitoril totalizando uma altura mínima de 1,20 m, conforme detalhe abaixo.

Imagem extraída da IT 09/11CB.
Imagem extraída da IT 09/11CB.

Imagem extraída da IT 09/11CB.

Imagem extraída da IT 09/11CB.



Compartimentação horizontal
Entende-se que a área máxima de compartimentação e composição Sempre que houver exigência de compartimentação horizontal, para melhor entendimento sugiro que verifique o anexo A desta instrução do corpo de bombeiros.

A compartimentação horizontal de de áreas, deve-se restringir as áreas dos compartimentos, de acordo com o Anexo B desta instrução técnica, conforme tabela abaixo.

Tabela: Área máxima de compartimentação
Tabela extraída da it 09/11 CB/SP.

Elementos construtivos ou de vedações:a. paredes corta-fogo;
b. portas corta-fogo;
c. vedadores corta-fogo;
d. registros corta-fogo ( dampers );
e. selos corta-fogo;
f. cortina corta-fogo;
g. afastamento horizontal entre aberturas.

Espero que o conteúdo postado possa-lhe ter sido útil para seus trabalhos e pesquisas acadêmicas, em caso de dúvidas fico a disposição para quaisquer esclarecimentos.

FERSAN ENGENHARIA
Alex Ferreira dos Santos (FERSAN)
Eng. civil | EST
Contatos: 
https://www.linkedin.com/in/alexfersan/
https://twitter.com/FersanAlex
https://www.facebook.com/FersanEngenharia-1315495118561804/